O Abutre: no entremeio da memória discursiva e do valor-notícia
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/2175-294x.2019.241723
ISSN2175-294X
AutoresBruno De Azevedo Santana Guimarães, Louise Emile Nascimento Marques Pinto, Maurício Beck,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo objetiva compreender como (ou se) os valores-notícia funcionam na/pela memória discursiva, naquilo que toca a dinâmica mercadológica-capitalista de comercialização da informação. Partiremos de recortes verbais e sequências imagéticas do filme O Abutre (2014), dirigido por Dan Gilroy. Entendemos que o fato noticiável perpassa pelo crivo da antecipação de audiência e favorece um efeito de moralidade na circulação do discurso jornalístico. Assim, é a partir desse imbricamento teórico que desenvolveremos o trabalho, com base naquilo que as linguagens engendram na articulação do “fazer notícia” e a memória de outros dizeres.
Referência(s)