
DESENVOLVIMENTO E HEGEMONIA PARA UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E POPULAR NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
2019; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
10.29404/rtps-v4i7.303
ISSN2526-2319
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoReflexão sobre os limites e potencialidades da construção de uma educação pública e popular tendo em conta nossa inserção dependente no âmbito dos sistemas político e econômico mundiais. Que tipo de desenvolvimento e inserção na divisão internacional do trabalho favoreceria ou constrangeria a construção de uma educação que, além de pública, fosse também popular? Reflete-se sobre o conceito de hegemonia, crucial para compreender que o desenvolvimento e concomitante inserção de um país no sistema político e econômico mundial é também opção política, escolha necessariamente alicerçada sobre relações de conflito ou aliança entre distintas classes ou grupos sociais. Conclui-se que a construção da educação pública e popular em nosso país, além de determinado tipo de desenvolvimento, requer, concomitantemente, a construção de uma hegemonia, para dar àquele desenvolvimento sustentação política e social.
Referência(s)