Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O modernismo negro segundo Paulo Lins

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português

10.22409/1981-4062/v25i/322

ISSN

1981-4062

Autores

Cláudia Drucker,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Neste artigo apresento o segundo romance de Paulo Lins como um tipo de romance de tese. Lins relê os nascimentos do samba do Estácio e das escolas de samba em termos altamente autorais. Recriando o momento de encontro dos artistas modernistas de 1922 com os artistas populares, Lins sublinha o caráter inspirador e anticonvencional que tal encontro teve à sua época e que pode ser atualizado. A noção posterior da contribuição decisiva da cultura escrava à vida nacional permeia o romance, mas agora a arte neoafricana é tratada como uma vertente do modernismo, o que obriga o autor a uma tomada de posição nas discussões sobre o que sejam vanguarda, arte moderna e pós-moderna.

Referência(s)