Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gamificação e arte literária: jogando com a leitura

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1807-9288.2019v15n2p162

ISSN

1807-9288

Autores

Miguel Rettenmaier, Joseane Amaral,

Tópico(s)

Augmented Reality Applications

Resumo

Este trabalho tem por finalidade discutir o estímulo à leitura literária em associação ao conceito de gamificação. Observando nos jogos um tipo de aprendizado, agradável e espontâneo, associado à experiência de leitura (LARROSA, 2012), pretende-se discutir o conceito de gamificação (WERBACH & HUNTER, 2012; DETERDING, 2012) como aplicação de técnicas de jogos e design de jogos digitais fora do contexto dos games. Essa noção envolve aspectos tais como motivação, desafio, feedback, recompensas, além de regras e objetivos bem definidos, o que pode representar uma relevante proposta para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura como fruição e como experiência. Em jogo também estará o reconhecimento de uma nova subjetividade na era da computação ubíqua, um novo tipo de leitor (SANTAELLA, 2013), articulado aos móbiles e às demais mídias digitais.

Referência(s)