
Disaster Risk Reduction Education: Pilot Studies in Rio de Janeiro State, Brazil
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 42; Issue: 4 Linguagem: Português
10.11137/2019_4_102_117
ISSN1982-3908
AutoresVíctor Marchezini, Marcos Barreto de Mendonça, Anderson Mululo Sato, Tatiana Costa Rosa, Marcelo Abelheira,
Tópico(s)Disaster Management and Resilience
ResumoO Marco de Ação de Hyogo, adotado em 2005, e o Marco de Ação de Sendai, publicado em 2015, recomendam uma série de ações para a redução de risco de desastres (RRD), incluindo a necessidade de criação, pelos países, de estratégias educativas no tema, voltadas a diferentes públicos. Apesar disso, a produção científica no tema ainda é incipiente, sobretudo no Brasil. O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas iniciativas de educação em RRD, formais e não-formais, no Estado do Rio de Janeiro, um dos estados mais atingidos por desastres no Brasil. As cinco experiências analisadas compartilham algumas dimensões de planejamento e implementação, considerando os diferentes sujeitos da ensinagem. Os resultados apontam para a necessidade de maior envolvimento do setor educativo no tema,com vistas a criar uma rede de educadores (as).
Referência(s)