Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O que as pesquisas em educação matemática apontam sobre estimativas numéricas de crianças?

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Linguagem: Português

10.20396/zet.v27i0.8652389

ISSN

2176-1744

Autores

Mariana Lima Duro, Beatriz Vargas Dorneles,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Trata-se de uma revisão bibliográfica acerca do conhecimento produzido sobre estimativa numérica nas últimas três décadas, com objetivo de destacar a sua importância enquanto habilidade matemática. Observou-se que estão sendo discutidos cinco aspectos principais: as suas possíveis bases mentais, a sua relação com a representação mental dos números, o uso de estratégias e as maneiras de avaliar o seu desempenho (julgamento de quantidades e estimativa na reta numérica). Os resultados indicam que os sujeitos possuem diferentes formas de representação numérica mental e de estratégias de resolução de tarefas envolvendo estimativa numérica, demonstrando que o processo estratégico é dinâmico e construído pelo sujeito de acordo com os fatores envolvidos na situação apresentada. Conclui-se que a estimativa numérica é considerada, pelos estudos revisados, uma habilidade matemática necessária para o sucesso na vida adulta, devendo, portanto, ter espaço de discussão na escola.

Referência(s)