
ADOECIMENTO MENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS
2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 18 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2020.9173
ISSN2447-1801
AutoresFabiane do Amaral Pacheco, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Adão Caron Cambraia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental relacionados ao contexto escolar de estudantes concluintes de três cursos de Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica de um Campus do Instituto Federal Farroupilha. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, que permitiu identificar possíveis fatores causadores de prejuízos ao seu bem-estar físico e/ou emocional, entre eles, dificuldades de adaptação à instituição, dificuldades de relacionamento, bullying e pressão por bom desempenho escolar. Além disso, os estudantes identificam a importância dos processos de interação com colegas, professores e servidores como formas de enfrentamento das dificuldades relacionadas ao contexto escolar
Referência(s)