
CARACTERÍSTICAS DE PROFESSORES DE UM CAMPUS DA REDE FEDERAL: ANÁLISE DE ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E SOCIAIS.
2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 18 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2020.9277
ISSN2447-1801
AutoresAdriana Vieira dos Santos, Manuel Alves de Sousa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO perfil do professor é uma temática oportuna, inclusive tratando-se da figura do docente da educação básica do ensino profissional e tecnológico quando colocada em discussão. É salutar conhecer a identidade, cultura e aspectos pessoais e sociais desse profissional, já que ele é um ator protagonista no processo de ensino e aprendizagem na prática educativa. Este estudo, realizado em 2018, é descritivo com abordagem quantitativa sendo a amostra constituída de 58 professores que atuam em diversos níveis de ensino em um dos campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Foram avaliados aspectos relacionados à naturalidade, gênero, regime de trabalho, religião, entre outros da amostra. Considera-se que estes aspectos no qual o docente se constitui podem influenciar diretamente no seu fazer pedagógico e que pode se tratar de dados para a gestão que podem refletir na qualidade do ensino.
Referência(s)