Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 6; Linguagem: Português

10.5902/2448065738482

ISSN

2448-0657

Autores

Robson Pontes Custódio,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

Diante do desafio ou da problemática existente na questão do ensino de filosofia, este artigo, tem como objetivo destacar algumas das principais contribuições socráticas para a filosofia e para o ensino de filosofia. Para isso, afirma-se em primeiro lugar, a importância da educação e do ensino para o ser humano. A fundamentação teórica acerca do problema abordado é encontrada na história da educação brasileira, em que se percebe uma forte influência das ideias pedagógicas conhecidas como tradicionalismo e tecnicismo. Depois, apresenta as características da filosofia socrática por meio da maiêutica na busca da virtude e do bem viver. E a conclusão é feita na percepção de como o pensamento socrático se atualiza e na aplicabilidade dos ensinamentos socráticos para o ensino de filosofia nos dias atuais.

Referência(s)