
A construção da argumentação por meio do gênero textual resenha crítica no ensino médio integrado: um estudo dos materiais norteadores
2020; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.261-275p
ISSN2594-7036
AutoresMarlice Vera Wolff Barros, Rivadávia Porto Cavalcante,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
Resumo<p>Neste artigo analisamos o contexto de ensino do processo de construção da argumentação por meio do gênero textual resenha crítica. A problemática se estabelece em torno do seguinte questionamento: o livro didático e o Projeto Pedagógico do Curso - PPC intencionam ou não ao desenvolvimento da argumentação quando abordam<strong> </strong>o gênero textual resenha crítica? O nosso <em>corpus</em> de pesquisa está constituído por livros didáticos disponibilizados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por intermédio do PNLD - Programa Nacional do Livro e do Material Didático, utilizados por docentes de Língua Portuguesa no 2º e 3º anos do Curso de Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins – <em>Campus </em>Paraíso do Tocantins e o Projeto Pedagógico de Curso do curso em questão. A análise se deu mediante o emprego de uma metodologia de pesquisa documental descritiva e dedutiva. O artigo tem como fundamentação teórica e metodológica os aportes das Ciências da Linguagem oriundos dos estudos de Abreu-Tardelli (2004), Lousada e Machado (2004), Marcuschi (2010), Motta–Roth (2010), Bakhtin (2011), (2016), Koch (2018) e entre outros que subsidiam a pesquisa e a produção didático-pedagógica no domínio do ensino-aprendizagem da textualidade, isto é, a escrita argumentativa. Os documentos balizadores da educação brasileira, DCNEM - Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, BNCC – Base Nacional Comum Curricular e PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio também alicerçaram a pesquisa. Conclui-se com a pesquisa que há uma lacuna nos textos analisados no que se refere ao papel da linguagem escrita argumentativa.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Gênero Textual. Linguagem e Argumentação. Livro Didático. Projeto Pedagógico de Curso. Resenha Crítica.</p>
Referência(s)