Artigo Acesso aberto Produção Nacional

livro como prótese cognitiva

2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-8160.v13i3p21-35

ISSN

1982-8160

Autores

Lúcia Santaella,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Para além do leitor de livro, o século XX viu nascer um novo tipo de leitor de imagens na foto, na publicidade e no cinema: o leitor movente. Então, com o surgimento da internet emergiu o leitor imersivo, que navega e interage nas infovias dos ambientes da web. A seguir, o advento das mídias móveis trouxe consigo o leitor ubíquo, aquele que tem acesso à informação em qualquer lugar onde possa estar. Diante desse quadro sequencial e plural, este artigo propõe a necessidade de manter nos ambientes educacionais as habilidades cognitivas do leitor de livro, aqui chamado de contemplativo, na medida em que o livro, dentre todas as mídias, funciona como uma prótese para o desenvolvimento da capacidade reflexiva.

Referência(s)