Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação na Internacional Comunista

2019; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 51 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n51.15894

ISSN

1983-9278

Autores

Cássio Diniz, Carlos Bauer, Isabella Delcorso,

Tópico(s)

Political theory and Gramsci

Resumo

Esse manuscrito tem como proposta analisar as perspectivas educacionais que se processaram e se desenvolveram no seio da Terceira Internacional, também conhecida como A Internacional Comunista (IC). A metodologia de pesquisa sustenta-se em fontes bibliográficas, na descrição crítica de sua trajetória histórica e na ênfase que essa organização da classe trabalhadora deu ao estabelecimento da pedagogia socialista e na sua disseminação como parte dos seus propósitos de intervenção política de alcance mundial. A sua principal finalidade é reconhecer a importância da IC para o movimento internacional dos trabalhadores, recuperar sucintamente alguns aspectos de sua história e procurar localizar os autores, as preocupações teóricas e os desafios que se colocaram para aqueles que atuaram em suas fileiras e tinham como prioridade a intervenção no campo educacional, como foi o caso destacado de Nadezhda Krupskaya. As gravuras e fotografias utilizadas ao longo do artigo têm caráter ilustrativo, são de domínio público e constituem o acervo dos autores.

Referência(s)