Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões sobre o conhecimento na formação de professores em comunidade de prática

2020; Organization of Ibero-American States; Volume: 82; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35362/rie8213663

ISSN

1681-5653

Autores

Francisco Imbernón Muñoz, Alexandre Shigunov Neto, André Coelho da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Assumindo que a criação, a gestão e o compartilhamento do conhecimento são instrumentos primordiais da cidadania, da educação e da nova economia, objetivamos pensar questões associadas a seus processos de criação e compartilhamento no contexto da formação continuada de professores em comunidades de prática. Para isso, apoiamo-nos em noções desenvolvidas no campo da gestão do conhecimento, especialmente na chamada espiral do conhecimento. Em síntese, apontamos que uma comunidade de prática, ao proporcionar o compartilhamento dos conhecimentos tácitos dos professores, pode atuar em prol da transformação desses em conhecimentos explícitos.

Referência(s)