Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O VATICANO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O FILME AMÉM: CONTRASTANDO NARRATIVAS DA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA

2019; Issue: 7 Linguagem: Português

10.30681/moinhos.v0i7.4136

ISSN

2317-4080

Autores

Rogério Makino,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A atuação do Vaticano – especialmente de seu líder, o Papa Pio XII – no contexto da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo é objeto de controvérsias. O objetivo da pesquisa é comparar as narrativas da produção escrita – especialmente a historiográfica – e a cinematográfica do filme Amém, analisando como esse personagem é retratado, em suas relações com judeus e nazistas, e se é destacada a sua liderança política ou a espiritual. A pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica em periódicos de livre acesso, identificando-se e analisando as obras de referência sobre esse tema, e por meio da observação e análise do filme mencionado. Identificou-se que a produção escrita é muito variada: há obras que descrevem Pio XII como “o papa de Hitler” e outras “como o salvador dos judeus”. As obras mais metódicas e de base factual parecem fazer descrições que fogem desses extremos. O filme, por sua vez, prefere usar a estratégia de apresentá-lo de forma relativamente ambígua. O ponto de convergência nas narrativas da produção escrita e do filme Amém é que elas privilegiam o aspecto da liderança política do papa e o cálculo custo-benefício de suas ações.

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