Artigo Acesso aberto

Análise comparativa das soluções dos programas de governo para melhoria da mobilidade da Rocinha

2019; Linguagem: Português

10.5151/singeurb2019-99

ISSN

2357-7592

Autores

Rosana Gouveia Brandão, Isabela Mara da Silva Conceição Bonifácio, Rosane Martins Alves,

Tópico(s)

Urban and Rural Development Challenges

Resumo

Os assentamentos subnormais são realidade no contexto da urbanização brasileira, principalmente devido aos processos de crescimento desordenado aliado à falta de investimento em infraestrutura. Na cidade do Rio de Janeiro, tal processo foi intensificado e amparado por políticas públicas. Nesta conjuntura se enquadra o bairro da Rocinha, que só foi reconhecido formalmente como tal no ano de 1993, e a partir dos anos 2000, passou a ser contemplado por grandes projetos públicos como o Plano Diretor da Rocinha, a primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a proposição de uma segunda fase do PAC. O presente estudo tem como objetivo analisar comparativamente as soluções de mobilidade e acessibilidade adotadas pelos planos em questão, com destaque às soluções do teleférico e do plano inclinado. Essa análise foi realizada por meio da comparação de dados dos equipamentos urbanos e do uso da ferramenta ArcGIS, que possibilita a sobreposição de indicadores, para uma avaliação mais completa dos cenários propostos. De acordo com as observações realizadas, conclui-se que os planos inclinados se mostram mais aderentes às necessidades da comunidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX