Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hierárquicos, igualitários e contraditórios: posição social de adolescentes e orientação para a dominância social

2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 50; Issue: 4 Linguagem: Português

10.15448/1980-8623.2019.4.33939

ISSN

1980-8623

Autores

João Wachelke, Fabíola Rodrigues Matos,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O estudo avalia correlações entre concepções hierárquicas das relações entre grupos e as posições sociais de estudantes. O conceito de orientação à dominância social (SDO) aborda a aceitação de dominação e hierarquia entre grupos. A pesquisa teve 663 estudantes de Uberlândia-MG, com média de 16 anos de idade, que responderam um questionário com uma adaptação da Escala de Orientação à Dominância Social e questões referentes à escolaridade materna, sexo e renda familiar. Os resultados de análise de clusters apontam três padrões: adolescentes que defendem relações igualitárias entre os grupos; o padrão oposto, que aprova uma sociedade em que há dominantes e dominados; e um posicionamento contraditório, que aprova aspectos igualitários, mas nega que os grupos sejam equivalentes. A discussão centra-se nos fatores sexo e escolaridade e a sua associação com a SDO, e na interpretação do perfil contraditório que defende igualdade, mas restringe o seu escopo.

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