Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões preliminares sobre a canção no vestibular: o álbum Tropicália nas provas da ufrgs

2019; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21165/gel.v16i3.2741

ISSN

1984-591X

Autores

Gustavo Nishida, Ana Paula Pinheiro da Silveira, Ana Paula de Castro Sierakowski,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

É inegável que, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), muitas pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada, da Linguística do Discurso e da Linguística Textual direcionaram o seu olhar sobre o trabalho com gêneros discursivos, objeto de estudo da Língua Portuguesa, o que pode ser observado no fato de algumas universidades incluírem, dentre os conteúdos a serem avaliados nos exames vestibulares, aqueles referentes aos álbuns musicais. Partindo da concepção de que o gênero canção é multimodal e envolve a mobilização de múltiplas semioses para a construção de sentidos, este trabalho assume como objetivo analisar como o álbum Tropicália foi abordado nos exames vestibulares de 2015, 2016 e 2017 da UFRGS, a fim de verificar se, na elaboração das questões, foi considerada a integração de elementos musicais e verbais. A partir dessa reflexão inicial, o estudo propõe-se a analisar as potencialidades significativas da canção “Enquanto seu lobo não vem”.

Referência(s)
Altmetric
PlumX