
Rolê no IF: um aplicativo em favor da inclusão e contra a evasão no Ensino Médio Integrado
2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português
10.31417/educitec.v5i12.794
ISSN2446-774X
AutoresElisa Carmo Franco de Almeida, Paula Reis de Miranda, Alex Fernandes da Veiga Machado,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoDocumentos institucionais comprovam que uma das causas de evasão no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba é a falta de conhecimento sobre a identidade dos cursos da referida modalidade. Partindo deste fato, o presente estudo buscou validar a hipótese de que um aplicativo para dispositivos móveis voltado a alunos em potencial seria um aliado do Campus Rio Pomba na prevenção da evasão escolar. Tal pressuposto baseia-se na ideia de que, ao dialogar com as especificidades da faixa etária e promover o conhecimento sobre os cursos, o app favoreceria o engajamento e a inclusão antecipada dos adolescentes a quem o EMI se destina. Assim, o método de validação foi composto por revisão bibliográfica, estudo de experiências educacionais recentes com uso de tecnologia, além de resultados de entrevistas com estudantes adolescentes internos e externos ao Instituto Federal em questão. Confirmou-se, assim, o potencial deste tipo de produto educacional, conclusão que levou ao desenvolvimento de uma proposta de protótipo de aplicativo. Nele, são encontradas informações curriculares, imagens, vídeos e informações identitárias do EMI, além de recurso de interação entre público externo e alunos que já ingressaram na instituição. Acredita-se que a comunicação e a tecnologia são capazes de prevenir a evasão escolar e promover a aproximação entre o Campus Rio Pomba e adolescentes público-alvo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao incluir estes últimos precocemente no universo institucional e permitir maior criticidade e reflexão quanto a que curso escolher.
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