Artigo Acesso aberto

Currículos em redes no CAP/UERJ

2019; Issue: 24 Linguagem: Português

10.33025/rps.v0i24.2263

ISSN

1983-0076

Autores

Bruna Navarone Santos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades.

Referência(s)