
Concepções de gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: atividades com gramática normativa e internalizada
2019; Volume: 1; Issue: 23 Linguagem: Português
ISSN
1982-6850
AutoresEvanielle Freire Lima, Herbertt Neves,
Tópico(s)French Language Learning Methods
ResumoToda proposta de trabalho descritivo ou escolar com os conhecimentos gramaticais reflete determinadas concepcoes de gramatica e perspectivas didatico-metodologicas diversas. Sendo assim, nesta pesquisa, com atencao especifica a algumas dessas concepcoes, buscamos analisar as orientacoes de gramatica normativa e internalizada no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com o genero Artigo de Opiniao da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Sobre as concepcoes de gramatica, este trabalho fundamenta-se das contribuicoes propostas por Travaglia (2009), Franchi (1991; 2006), Neves (2005) e Possenti (1996). Sobre o ensino de gramatica na escola, apoiamo-nos nos estudos de Antunes (2007), Faraco (2006) e Mendonca (2006). Nosso trabalho caracteriza-se pela adocao do metodo indutivo, de abordagem quanti-qualitativa e descritiva, com procedimento tecnico de analise documental, pelo estudo dos cadernos do professor da Opiniao da Olimpiada de Lingua Portuguesa. Apos as analises, verificamos que as concepcoes de gramatica normativa e internalizada presentes nas orientacoes para o professor possibilitam um trabalho contextualizado com a gramatica nas escolas, voltado a praticas efetivas de leitura e escrita.
Referência(s)