
Sua personalidade vai ao shopping? Relações entre personalidade e a compra por impulso
2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 50; Issue: 4 Linguagem: Português
10.15448/1980-8623.2019.4.31905
ISSN1980-8623
AutoresSibele D. Aquino, Jean Carlos Natividade, Samuel Lins,
Tópico(s)Consumer Market Behavior and Pricing
ResumoEste estudo teve o objetivo de testar o poder preditivo dos cinco grandes fatores de personalidade, da influência interpessoal e de variáveis sociodemográficas sobre a compra por impulso. Participaram do estudo 1.296 brasileiros, média de idade de 35,8 anos (DP = 12,8), escolaridade mínima de Ensino Médio incompleto. Os resultados mostraram relações da compra por impulso com variáveis sociodemográficas, hábitos de consumo e personalidade. O modelo de regressão explicou 23% da variância da compra por impulso, sendo os maiores poderes preditivos o da influência interpessoal normativa e o do fator de personalidade neuroticismo, ambos preditores positivos; seguidos do hábito de fazer lista de compra e do fator conscienciosidade, como negativos. Os resultados confirmam o poder preditivo de fatores de personalidade, hábitos de consumo e variáveis sociodemográficas sobre o comportamento de compra por impulso.
Referência(s)