Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

NEVERMIND...WHAT?

2020; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 23; Linguagem: Português

10.30962/ec.1849

ISSN

1808-2599

Autores

Thiago Pereira Alberto, Paula Guerra,

Tópico(s)

Asian Culture and Media Studies

Resumo

Neste artigo analisamos – através do exemplo da exposição Nirvana: Taking Punk To The Masses, realizada em 2017 no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro – a corrente dos heritage studies, nomeadamente as questões relativas à institucionalização, patrimonialização e museificação da música popular. Discute-se de que modo gêneros e bandas musicais, como o punk ou o grunge, são apropriados e sofrem o processo de musealização. Questiona-se como as ênfases preservacionista e nostálgica se coadunam com a posição crítica e o ethos transformador desses gêneros musicais. Como resultado, sublinhamos a possibilidade de a exposição denotar uma possível tensão entre a passagem de gêneros underground para as formas de patrimônio cultural mainstream.

Referência(s)