Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pedagogia crítico-complexa e a análise da situação-alvo: investigando preconceitos e privilégios na academia

2019; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21165/gel.v16i3.2772

ISSN

1984-591X

Autores

Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

A linguagem, enquanto um sistema adaptativo complexo, compreende dimensões que extrapolam o nível linguístico e textual. O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia crítico-complexa em estruturar, significar e facilitar a professores(as) de escrita acadêmica a investigação de contextos particulares de ensino, inclusive de questões abstratas, como “ideologia” – abordada nesta pesquisa – que perpassam os discursos a serem trabalhados nas aulas. Uma investigação em três etapas, compreendendo análise de currículo, questionário e entrevistas, foi conduzida com cientistas da computação brasileiros com trabalhos publicados em periódicos com alto fator de impacto na área, a fim de identificar fatores contextuais que pudessem influenciar o aceite de artigos de brasileiros pelos periódicos. Os resultados sugerem a existência de preconceitos e privilégios que podem interferir no processo de publicação acadêmica em ciência da computação. Informações como essas evidenciam a necessidade de abordar ideologia e relações de poder para o desenvolvimento do letramento acadêmico de alunos(as), visto que elas, assim como questões epistemológicas, textuais e linguísticas, regulam a produção e a circulação do conhecimento na academia. Uma vez conscientes sobre o funcionamento de sua comunidade, os(as) estudantes podem refletir e trabalhar por mudanças que promovam práticas mais justas a todos.

Referência(s)
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