
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n12-328
ISSN2525-8761
AutoresRubens Aguiar Walker, Ercília de Stefano, Osvaldo Luíz Gonçalves Quelhas, Fátima Regina Neves Lima, Fernanda Santana de Paulo, Marcos Antônio Souza dos Santos,
Tópico(s)Sustainability in Higher Education
ResumoO objetivo deste artigo e a otimizacao do curriculo do curso de Engenharia de Producao. Para discutir o modelo atual, foi realizada uma pesquisa bibliografica para orientar os cursos de varios paises em diferentes continentes. Siga um alinhamento com os eixos de conhecimento propostos para o curriculo do Brasil. Este caso foi modelado a partir da teoria dos grafos. A construcao do modelo atual e resultado de representacoes de objetivos com o eixo do conhecimento. Para medir a interconexao, o conceito de correlacao nominal foi adicionado a teoria dos grafos. Para medir a porcentagem do link em um grafico. Os autores desenvolveram um metodo de medir os objetivos do curso de Engenharia de Producao com o conhecimento ou as habilidades atraves da teoria dos graficos. A integracao com novos objetivos, como a sustentabilidade, reflete a necessidade real. A integracao do conteudo de um curso de graduacao e extremamente importante para desenvolver o conhecimento necessario para um profissional. Neste artigo, demonstraremos que muitos objetivos ou areas de conhecimento sao isolados. Em vez de integrar no conhecimento sistemico. A originalidade deste trabalho e uma apresentacao do conhecimento do curso de graduacao em Engenharia de Producao e seus objetivos de forma inter-relacionada. Medindo essa integracao da teoria dos grafos. Como resultado, apresentamos uma sugestao de novas areas, seguindo a necessidade atual.
Referência(s)