Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O estresse em docentes de ensino superior

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34117/bjdv5n12-318

ISSN

2525-8761

Autores

André Luiz Silva Alvim, Jorlene Alves Da Silva Ferrarezi, Laura Moreira Silva, Leonardo Ferreira Floriano, Renata Lacerda Prata Rocha,

Tópico(s)

Occupational health in dentistry

Resumo

Objetivo: Analisar o estresse na perspectiva dos fatores estressantes e do impacto fisico em docentes de uma instituicao de ensino superior de Belo Horizonte. Metodologia: Estudo descritivo realizado com 82 professores de um centro universitario de Belo Horizonte, MG, Brasil. Foi aplicado questionario estruturado com questoes relacionadas ao perfil socioeconomico, ao impacto fisico do estresse e as possiveis repercussoes no estado de saude. Resultados: Do total, a maioria e do sexo feminino (74,4%), casada (68,3%) e da cor branca (74,4%). Grande parte possui o mestrado como titulacao academica (61,0%) e trabalha no periodo noturno (90,2%). Os professores concordaram parcialmente ao sentirem dores de cabeca constante (36,6%), desconforto gastrico e nauseas (30,5%), insonia (30,5%), dificuldade de concentracao (40,2%), ansiedade (42,7%) e angustia (36,6%). Conclusao: Os docentes avaliados neste estudo relatam sintomas decorrentes do estresse que impactam negativamente na qualidade de vida.

Referência(s)
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