Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel da Child-Directed Speech no desenvolvimento fonológico: A emergência de templates

2020; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5007/1984-8412.2019v16n4p4076

ISSN

1984-8412

Autores

Maria de Fátima de Almeida Baia, Vera Pacheco, Gláucia Daniele do Prado Ferreira,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

Este estudo, com base na perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994), tem como objetivo analisar a Child-directed Speech (CDS) (FERGUSON, 1964; CAVALCANTE, 2007) no desenvolvimento fonológico de uma criança, de 1 a 2 anos, de Vitória da Conquista-BA, adquirindo o português brasileiro (PB). Para isso, investigamos a relação entre CDS e os templates emergentes na fala da criança, isto é, os padrões fônicos que surgem para expansão lexical (VIHMAN; CROFT, 2007). Após análise dos dados, nossa hipótese inicial de que a CDS desempenharia um papel direto no formato fônico dos templates presentes na fala infantil foi parcialmente confirmada, pois não foi observada uma correspondência forte entre os dois tipos de dados.

Referência(s)