
O papel da Child-Directed Speech no desenvolvimento fonológico: A emergência de templates
2020; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5007/1984-8412.2019v16n4p4076
ISSN1984-8412
AutoresMaria de Fátima de Almeida Baia, Vera Pacheco, Gláucia Daniele do Prado Ferreira,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoEste estudo, com base na perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994), tem como objetivo analisar a Child-directed Speech (CDS) (FERGUSON, 1964; CAVALCANTE, 2007) no desenvolvimento fonológico de uma criança, de 1 a 2 anos, de Vitória da Conquista-BA, adquirindo o português brasileiro (PB). Para isso, investigamos a relação entre CDS e os templates emergentes na fala da criança, isto é, os padrões fônicos que surgem para expansão lexical (VIHMAN; CROFT, 2007). Após análise dos dados, nossa hipótese inicial de que a CDS desempenharia um papel direto no formato fônico dos templates presentes na fala infantil foi parcialmente confirmada, pois não foi observada uma correspondência forte entre os dois tipos de dados.
Referência(s)