Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Um espaço para uma verdade da experiência de transmissão?

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.1981-1624.v24i3p419-424

ISSN

1981-1624

Autores

Robert M. Levy,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A escola de psicanálise: o lugar para a verdade da experiência da transmissão. Toda a dificuldade deste tipo de experiência reside na irredutível singularidade do ato que se opõe necessariamente à verdade geral, universal. Dizemos que a transmissão não pode ser entendida na escola de psicanálise senão ao modo de uma verdade no um a um. Isto é, se a dimensão do real se opõe à toda veleidade de universalização. Aliás, a noção mesma de escola em psicanálise coloca uma questão delicada. Com efeito, considerar uma escola seria ter resolvido antecipadamente um a priori de elementos constitutivos de uma transmissão que asseguraria a realização desta transmissão de modo universal para todos. Ora, a dimensão de perda e de incerteza daquilo que se transmite no um a um não permite postular a noção de escola senão no só-depois daquilo que se pôde ou não fazer transmissão para um sujeito dado. Pretendemos neste texto tentar articular essas dimensões de modo a interrogar os termos de escola e de transmissão face a um verdade que não pode ser postulada como toda.

Referência(s)