Artigo Acesso aberto Produção Nacional

(Contra)Cânones em perspectiva: terminologia e seleção na literatura e na escola

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 37; Linguagem: Português

10.5433/1678-2054.2019v37p94

ISSN

1678-2054

Autores

Silmara Ribeiro Rodrigues, Luciane Alves Santos,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

De meados do século XX ao contemporâneo presente, os estudos culturais emergem como campo de conhecimentos em universidades europeias e dos EUA, ressoando depois no Brasil e ampliando a transversalidade de fronteiras e as ambivalências entre áreas do saber, construções conceituais e percepções de conjunturas socioculturais. Sob tal prisma, os estudos literários retomam a composição cânone/não-cânone como um dínamo tanto para um exercício de compreensão desses conceitos quanto para uma crítica analítica e da recepção de textos em instâncias tradicionais, como a educacional. Considerando esse cenário, o escopo deste trabalho é abordar a categorização tripartida proposta por David Damrosch (2006) para o cosmos literário canônico – hypercanon, countercanon e shadow canon – e, para isso, são também apresentados o contexto histórico (pós-)moderno, a partir de Marshall Berman (1986) e Terry Eagleton (1998), e o sistema de ensino como uma das estruturas tradicionais de legitimação literária, de acordo com Márcia Abreu (2006) e Blanca-Ana Roig Rechou (2010).

Referência(s)