Artigo Acesso aberto Produção Nacional

REPERCUSSÕES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL AOS PROCESSOS SOCIALIZADORES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

2019; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.3738/1982.2278.3552

ISSN

1982-2278

Autores

Andreia Cristiane Wiezzell,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O foco principal deste trabalho reside em caracterizar o desenvolvimento emocional infantil, contrapondo-o aos processos de socialização na escola, cujo ator principal é o professor, por meio da relação que estabelece com os alunos. Aponta as origens e discute as necessidades básicas de desenvolvimento da criança, apontando como os professores podem contribuir neste processo, por meio de um olhar sensível e técnico acerca do comportamento infantil, proporcionado por conhecimentos da teoria de Winnicott. Neste espaço potencial de crescimento que constitui a escola, o papel do professor ao se relacionar e mediar as relações entre as crianças, é um dos fatores determinantes à construções estruturantes acerca de relacionamentos, que estas levarão por toda vida. O professor, ao conhecer o processo de desenvolvimento emocional de seus alunos e suas formas de expressão, poderá direcioná-los a experiências sociais mais ricas e impactantes à sua formação enquanto pessoa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX