
Semiformação e inteligência artificial no ensino
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 31; Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2018-0105
ISSN1980-6248
AutoresLuis Fernando Altenfelder de Arruda Campos, Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoResumo Este artigo procura refletir sobre tecnologias audiovisuais, plataformas digitais e softwares de inteligência artificial voltados à personalização do ensino. A análise aborda o uso de algoritmos para avaliação de professores, defesa de empresas de tecnologia educacional, gamificação como estratégia para incentivar os estudos e elaboração de propostas pedagógicas que preparem o aluno para um mercado cada vez mais apoiado em sistemas operacionais automatizados e artificialmente “inteligentes”. Ao final procurou-se apontar reconfigurações do processo de semiformação no início do século XXI ocasionadas pela instrumentalização computacional da educação e a industrialização digital da cultura.
Referência(s)