Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Semiformação e inteligência artificial no ensino

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 31; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2018-0105

ISSN

1980-6248

Autores

Luis Fernando Altenfelder de Arruda Campos, Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Resumo Este artigo procura refletir sobre tecnologias audiovisuais, plataformas digitais e softwares de inteligência artificial voltados à personalização do ensino. A análise aborda o uso de algoritmos para avaliação de professores, defesa de empresas de tecnologia educacional, gamificação como estratégia para incentivar os estudos e elaboração de propostas pedagógicas que preparem o aluno para um mercado cada vez mais apoiado em sistemas operacionais automatizados e artificialmente “inteligentes”. Ao final procurou-se apontar reconfigurações do processo de semiformação no início do século XXI ocasionadas pela instrumentalização computacional da educação e a industrialização digital da cultura.

Referência(s)