
ENSINO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CORPO E A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/riae.2020.45742
ISSN2359-6856
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO presente trabalho desenvolve um estudo sobre o ensino da Dança na Educação Infantil. O objetivo dessa pesquisa é o de compreender o fenômeno do protagonismo infantil no ensino da Dança e suas implicações na prática pedagógica. Seu campo de intervenção é o Projeto “Dança Criança!”, realizado no Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II. Os resultados evidenciam que, o projeto pedagógico em questão, propicia à criança tornar-se protagonista da sua aprendizagem. O método baseia-se em uma mediação que considera a criança como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e utiliza estratégias que privilegiam a experiência lúdica e a descoberta da corporeidade.
Referência(s)