Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Traços de aprendizagem significativa em uma atividade experimental de espectroscopia empregando Realidade Aumentada

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.99490

ISSN

1679-1916

Autores

Wilson Vanucci Costa Lima, Felipe Becker Nunes, Fabrício Herpich, Pedro Paulo Araújo Barbosa, Cesar de Oliveira Lobo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma atividade experimental sobre emissão de radiação atômica utilizando Realidade Aumentada pode se tornar potencialmente significativa no ensino superior, utilizando como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa, de David Ausubel. Para a atividade, utilizou-se um aplicativo de Realidade Aumentada, chamado avatARUFRGS, que permite a observação do espectro de radiação visível do hélio e do hidrogênio. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo do tipo estudo de caso. Após a análise dos dados, pode-se perceber que grande parte dos estudantes demonstraram indícios de aprendizagem significativa, uma vez que ancoraram conhecimentos novos aprendidos a conhecimentos prévios já estabelecidos na estrutura cognitiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX