
Traços de aprendizagem significativa em uma atividade experimental de espectroscopia empregando Realidade Aumentada
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.99490
ISSN1679-1916
AutoresWilson Vanucci Costa Lima, Felipe Becker Nunes, Fabrício Herpich, Pedro Paulo Araújo Barbosa, Cesar de Oliveira Lobo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma atividade experimental sobre emissão de radiação atômica utilizando Realidade Aumentada pode se tornar potencialmente significativa no ensino superior, utilizando como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa, de David Ausubel. Para a atividade, utilizou-se um aplicativo de Realidade Aumentada, chamado avatARUFRGS, que permite a observação do espectro de radiação visível do hélio e do hidrogênio. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo do tipo estudo de caso. Após a análise dos dados, pode-se perceber que grande parte dos estudantes demonstraram indícios de aprendizagem significativa, uma vez que ancoraram conhecimentos novos aprendidos a conhecimentos prévios já estabelecidos na estrutura cognitiva.
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