Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

2020; Volume: 12; Issue: 21 Linguagem: Português

10.29327/3860.12.21-11

ISSN

1982-6109

Autores

Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo, Antonio José Figueiredo de Oliveira, Nídia Mirian Rocha Felix,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de uma proposta didática que envolve o uso das metodologias ativas na formação de professores na modalidade de ensino a distância – EAD. Tal pesquisa tem o objetivo de demonstrar que a utilização de novas práticas pedagógicas na EAD é possível, ainda que existam dificuldades para implementá-las. Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma pesquisa-ação executada em dois momentos: inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica dos principais temas e, posteriormente, amparados teoricamente pelos estudos mais recentes em metodologias ativas, elaborou-se uma proposta didática para ser aplicada de forma efetiva em turmas de formação de professores na modalidade a distância. A análise demonstrou que, apesar dos desafios encontrados no ensino a distância, impostos pelo afastamento físico dos participantes e pela dificuldade na comunicação síncrona, é possível realizar atividades com metodologias ativas e promover um ensino inovador e de qualidade.

Referência(s)