Artigo Produção Nacional

QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE OS MÉTODOS DE ERATÓSTENES E ARISTARCO PARA MEDIR OS TAMANHOS DA TERRA E DA LUA

2020; Issue: 28 Linguagem: Português

10.37156/relea/2019.28.027

ISSN

1806-7573

Autores

Carlos Augusto da Cruz Ferreira, Sérgio Mascarello Bisch,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O trabalho apresenta uma proposta de sequência de ensino investigativo para a Educação Básica sobre a determinação dos tamanhos da Terra e da Lua, seguindo os passos de Eratóstenes e Aristarco de Samos, numa abordagem que busca explorar os aspectos históricos e interdisciplinares envolvidos no desenvolvimento do tema. São indicadas questões e problemas abertosa serem apresentados aos estudantes e sugeridas sequências de atividades a serem realizadas com o intuito de levantamento de hipóteses e resolução, destacando a importância da observação atenta de fenômenos naturais comuns, como as sombras dos objetos e os eclipses lunares, associada à aplicação de princípios geométricos e físicos simples e uma atitude investigativa que leva à obtenção de resultados notáveis, como as dimensões da Terra e da Lua. A proposta representa um primeiro passo no desenvolvimento de um projeto de ensino mais amplo sobre o tema das dimensões do universo, que objetiva promover uma conscientização dos estudantes com relação ao Universo e à nossa posição dentro dele.

Referência(s)