Ensinando a Identificação de Caracteres Braille utilizando Dispositivos Móveis e um Display Braille
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.99429
ISSN1679-1916
AutoresVictor Hazin da Rocha, Diogo Silva, Alvaro Boa Vista Maia Bisneto, Guthemberg Felipe da Silva, Fernando da Fonseca de Souza,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO número de deficientes visuais no mundo aumentou nos ultimos anos, contudo a taxa de alfabetização dessa parte da população vem caindo consideravelmente. Sendo um dos principais fatores para esse problema, a falta de instrutores aptos a alfabetizar pessoas em Braille. Neste contexto, este artigo apresenta o Braille Reader Tutor, uma aplicação para smartphones e um display Braille open souce, capaz de ensinar a identificação de letras e caracteres Braille, sua correspondência para o alfabeto romano, sem a necessidade de um tutor humano. Diante do exposto, foi feita uma pesquisa com profissionais especialistas em ensino de Braille para a avaliação do método proposto. Por fim, o aplicativo e o display foram desenvolvidos e disponibilizados para avaliação de profissionais responsáveis por afalbetizar deficientes visuais.
Referência(s)