Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensinando a Identificação de Caracteres Braille utilizando Dispositivos Móveis e um Display Braille

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.99429

ISSN

1679-1916

Autores

Victor Hazin da Rocha, Diogo Silva, Alvaro Boa Vista Maia Bisneto, Guthemberg Felipe da Silva, Fernando da Fonseca de Souza,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O número de deficientes visuais no mundo aumentou nos ultimos anos, contudo a taxa de alfabetização dessa parte da população vem caindo consideravelmente. Sendo um dos principais fatores para esse problema, a falta de instrutores aptos a alfabetizar pessoas em Braille. Neste contexto, este artigo apresenta o Braille Reader Tutor, uma aplicação para smartphones e um display Braille open souce, capaz de ensinar a identificação de letras e caracteres Braille, sua correspondência para o alfabeto romano, sem a necessidade de um tutor humano. Diante do exposto, foi feita uma pesquisa com profissionais especialistas em ensino de Braille para a avaliação do método proposto. Por fim, o aplicativo e o display foram desenvolvidos e disponibilizados para avaliação de profissionais responsáveis por afalbetizar deficientes visuais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX