“Não ligue o computador”: a Computação Desplugada como Estratégia Metodológica para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica – Uma Revisão Sistemática da Literatura.
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.99526
ISSN1679-1916
AutoresDalilla Da Silva Souza, Josualdo Dias, Kátia Silva Santos,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoO presente artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida com o intuito de realizar levantamento bibliográfico com os artigos que trazem atividades desenvolvidas na educação básica para o aprimoramento do pensamento computacional, utilizando o viés da estratégia metodológica da Computação Desplugada. Com a elaboração desse trabalho buscou-se levantar quais atividades vêm sendo aplicadas no meio educacional para a disseminação e democratização do pensamento computacional. Por meio da leitura dos artigos observou-se que atividades desenvolvidas de forma desplugada, relacionando conteúdos computacionais, possibilitam um melhor desenvolvimento do pensamento computacional, além de gerar um aprendizado mais interessante, desafiador, e significativo aos alunos.
Referência(s)