
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente-fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
2020; Linguagem: Português
10.18675/2177-580x.2019-13268
ISSN2177-580X
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNo presente artigo promovemos um breve confronto entre as abordagens acerca do meio ambiente de dois filmes: Zorba, O Grego e Avatar. Por meio disso, buscamos mostrar como as visões sobre natureza existentes nas duas películas são inerentes às épocas em que foram realizadas chamando também a atenção para a inexistência de mensagens neutras no cinema. Além disso, introduzimos a noção de ambientalização-fílmica a fim de significar a experiência que torna possível ao interlocutor-espectador exercitar um olhar crítico por intermédio do distanciamento de si e do ambiente-vivo propiciado pelo gosto e pela imersão sensível no ambiente-filmíco. Esse adentramento sensível no ambiente do filme favorece a criação por parte do público de um repertório ambiental problematizável por meio da experienciação fictícia de ambientes possíveis. Sob essa óptica, os filmes representam uma grande potência para que repensemos condutas para com o meio.
Referência(s)