Artigo Produção Nacional

ESTRELAS VARIÁVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO A OBSERVAÇÃO DE CEFEIDAS CLÁSSICAS NO ENSINO MÉDIO

2020; Issue: 28 Linguagem: Português

10.37156/relea/2019.28.007

ISSN

1806-7573

Autores

Daniel Iria Machado,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Apresenta-se uma proposta didática para o ensino de Astronomia por meio da observação de estrelas variáveis, cujo brilho se altera com o passar do tempo. Aborda-se, em particular, o monitoramento de cefeidas clássicas, as quais exibem modificações regulares na intensidade da luz emitida em razão de efetuarem pulsações periódicas, com seu raio aumentando e diminuindo de maneira cíclica. Discute-se a relação existente entre o período de oscilação e a luminosidade de uma cefeida clássica, mostrando como esta propriedade faculta a determinação do quão afastada a estrela se encontra. Salienta-se a importância histórica e atual da observação de cefeidas clássicas para se estimar distâncias no Universo, com implicações para a formulação de modelos cosmológicos. Descreve-se uma sequência didática relacionada ao tema, estruturada em três momentos pedagógicos, englobando uma problematização inicial, a organização do conhecimento e a sistematização do conhecimento. Exemplifica-se esta proposta considerando-se o caso de ℓ Carinae, cefeida clássica suficientemente brilhante para ser investigada a olho nu. Busca-se evidenciar a possível contribuição de atividades observacionais para proporcionar contato com conceitos e técnicas da Astronomia e melhor compreensão de como a Ciência se desenvolve.

Referência(s)