Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA, EMPREENDEDORISMO E O ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO PELA PERCEPÇÃO DO ALUNO

2020; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31512/gesto.v8i1.3425

ISSN

2358-0216

Autores

Aline Ortiz Rauber, Angelo Marcos Diogo, Claudionor Guedes Laimer,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

<p>O objetivo do presente artigo foi verificar se a relação entre universidade-empresa contribui para o acesso ao mercado de trabalho ou ao empreendedorismo pela percepção do aluno. Método: Como metodologia, este estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, através de uma <em>survey</em> realizada com 72 alunos de uma Instituição Federal de ensino do Rio Grande do Sul, onde foi aplicada a escala <em>Likert</em> adaptado de McClelland (1961) que analisou os constructos de necessidade de realização, necessidade de planejamento e necessidade de poder entre os alunos que pretendem empreender ou ter emprego formal. Resultados: Como resultados desse estudo pode-se concluir que a maioria dos alunos tem maior interesse em ter emprego formal ao empreender e que a relação entre universidade e empresa pode contribuir para o acesso dos alunos ao mercado de trabalho. Contribuições: A pesquisa contribui conhecer a visão dos alunos sobre seus interesses ao mercado de trabalho, assim como propicia aos outros atores envolvidos (universidades e empresas) informações que podem ser úteis para tomadas de decisão.</p>

Referência(s)