Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Relato sobre uso da robótica educacional na discussão de gráficos em cinemática em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.99520

ISSN

1679-1916

Autores

Josemar de Siqueira, Paulo José Sena dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Diversos trabalhos na área de ensino de Física apontam que os estudantes, emdiferentes níveis de ensino, apresentam dificuldades na construção e interpretação de gráficos em cinemática. Nesse contexto, a robótica educacional possibilita uma abordagem diferente da tradicional. O objetivo deste trabalho é apresentar um breve relato, alguns resultados e os principais aspectos positivos e dificuldades dos estudantes participantes após a aplicação de uma sequência didática que utiliza essa ferramenta para o ensino e aprendizagem de gráficos para o estudo do movimento retilíneo uniforme. As aulas ocorreram em uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de São José (SC). A análise das questões do pré e do pós-teste apontam uma diferença estatística entre as medianas do número de acertos e que a magnitude dessa diferença pode ser importante. Os principais aspectos positivos apresentados pelos estudantes são referentes ao aprendizado: de coisas novas, sobre análise de gráficos e programação. As principais dificuldades estão relacionadas a: análise gráfica e a programação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX