
O QUE DIZ O TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
2019; Volume: 14; Issue: 33 Linguagem: Português
10.17648/educare.v15i33.22511
ISSN1981-4712
AutoresRosemeire de Fátima Batistela, María Aparecida Viggiani Bicudo,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoNeste artigo sao expostos os achados de uma investigacao sobre o sentido que o teorema da incompletude de Godel fez para licenciandos em Matematica e o que, para eles, se mostrou relevante a respeito do teorema da incompletude de Godel e o ensino de matematica. Os dados foram construidos junto aos estudantes matriculados numa disciplina do oitavo semestre que vivenciaram as atividades e aulas elaboradas por nos e planejadas para 8 horas e 12 horas, respectivamente, nos semestres de 2017.2 e 2018.2, de uma universidade estadual da Bahia. A ideia incompletude de Godel e entendida pelos estudantes: como uma limitacao da Matematica no modo de produzir conhecimento; como a Matematica estando em movimento de completar-se, o que a afasta da visao de uma ciencia exata e soberana; como importante para compreender a constituicao dos objetos matematicos, a sua estrutura; como importante para entender o modo de producao de conhecimento matematico; como trazendo ao debate questoes filosoficas da Matematica e da Educacao Matematica.
Referência(s)