
Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 9; Linguagem: Português
10.35699/2237-5864.2019.12059
ISSN2358-6338
AutoresLuciana Maria de Morais Martins Soares, Rodrigo Farias Herculano Mendes,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência do uso do smartphone, do QR code generator e do Google Forms no favorecimento do ensino do tronco encefálico em Neuroanatomia. Para efetivação da proposta foram seguidos os seguintes passos: seleção das imagens neuroanatômicas; edição dessas imagens de modo a sinalizar a estrutura que se desejava identificar; criação do Google Forms utilizando as imagens e a tarefa de múltipla escolha; criação e acesso ao QR code e disponibilização aos aprendentes para execução junto ao celular. Após aula expositivo-dialogada sobre tronco encefálico com auxílio de projetor multimídia, foi apresentado o QR code com a tarefa de revisão. Após o preenchimento e o envio da tarefa, geraram-se, em Excel, gráficos contendo a frequência das respostas para análise e discussão dos itens que apresentaram maior número de equívocos. As tecnologias simplificam o processo de avaliação discente e oferecem um ensino mais atrativo, moderno e dinâmico.
Referência(s)