Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 9; Linguagem: Português

10.35699/2237-5864.2019.12059

ISSN

2358-6338

Autores

Luciana Maria de Morais Martins Soares, Rodrigo Farias Herculano Mendes,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência do uso do smartphone, do QR code generator e do Google Forms no favorecimento do ensino do tronco encefálico em Neuroanatomia. Para efetivação da proposta foram seguidos os seguintes passos: seleção das imagens neuroanatômicas; edição dessas imagens de modo a sinalizar a estrutura que se desejava identificar; criação do Google Forms utilizando as imagens e a tarefa de múltipla escolha; criação e acesso ao QR code e disponibilização aos aprendentes para execução junto ao celular. Após aula expositivo-dialogada sobre tronco encefálico com auxílio de projetor multimídia, foi apresentado o QR code com a tarefa de revisão. Após o preenchimento e o envio da tarefa, geraram-se, em Excel, gráficos contendo a frequência das respostas para análise e discussão dos itens que apresentaram maior número de equívocos. As tecnologias simplificam o processo de avaliação discente e oferecem um ensino mais atrativo, moderno e dinâmico.

Referência(s)