
IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA TUBERCULOSE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A DISCURSIVIDADE DOS DOCENTES
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 33; Linguagem: Português
10.18471/rbe.v33.30472
ISSN2178-8650
AutoresRosana Santos Brandão de Assis, Lara Bezerra de Oliveira de Assis, Luana Cristina Fernandes Eufrasio, Ana Paula Carvalho Portela, Pedro Fredemir Palha, Amélia Nunes Sicsú,
Tópico(s)Science and Education Research
Resumo<p>Objetivo: analisar a discursividade dos docentes sobre a importância da temática tuberculose nos cursos de graduação em Enfermagem. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, desenvolvido entre janeiro e março de 2015 em duas universidades públicas de Enfermagem do estado do Amazonas, Brasil. Participaram do estudo 15 docentes do curso de Enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino, possuía mestrado, com mais de cinco anos na docência, experiência anterior à docência e apenas um vínculo profissional. Utilizou-se a Análise do Discurso de matriz francesa como princípio teórico-metodológico. Resultados: emergiram, como resultados, dois blocos discursivos: Importância da temática da tuberculose na estrutura curricular; e Papel do enfermeiro no controle da tuberculose. Conclusão: os sentidos produzidos pelo discurso dos docentes permitiram concluir que a tuberculose, por ser uma doença importante do ponto de vista epidemiológico e social, precisa ter maior abrangência na matriz curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, tendo vista o protagonismo dessa profissão nas ações de controle da doença.</p><p><br />Descritores: Tuberculose. Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ensino Superior. Instituições de Ensino Superior.</p>
Referência(s)