
Corpos pós-humanos e com deficiência em ambientes digitais
2020; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 23; Linguagem: Português
10.30962/ec.1906
ISSN1808-2599
AutoresSônia Caldas Pessoa, Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Verônica Soares da Costa,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA partir da campanha #somostodosparalímpicos, da revista Vogue Brasil, discutimos dinâmicas sociopolíticas do corpo e representações do corpo com deficiência no senso comum e nas redes sociais digitais. A metodologia partiu de uma abordagem de inspiração etnográfica para análise qualitativa, com o objetivo de compreender as relações sociopolíticas da representação de corpos e a representação de pessoas com deficiência a partir de mensagens articuladas pela hashtag da campanha. Foram analisadas as articulações entre a visibilidade da deficiência e o relacionamento simbiótico entre homem e máquina nas mídias sociais no contexto dos Jogos Paralímpicos. Se, por um lado, a campanha garantiu o aumento da venda de ingressos para a Paralimpíada, por outro, minimizou a representatividade de pessoas com deficiência tendo em vista a substituição dos paratletas por atores e a hibridização com corpos supostamente belos.
Referência(s)