Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma análise sobre a Taxonomia SOLO: aplicações na avaliação educacional

2020; Fundação Carlos Chagas; Volume: 30; Issue: 75 Linguagem: Português

10.18222/eae.v30i75.6593

ISSN

1984-932X

Autores

Solange Maria Mol, Daniel Abud Seabra Matos,

Tópico(s)

Educational Assessment and Improvement

Resumo

Os objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.

Referência(s)