
Onze Teses Sobre a Relação Entre Psicologia Educacional e Pedagogia Escolar
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 58; Issue: 55 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2020v58n55id19150
ISSN1981-1802
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a natureza do ensino desenvolvente, questão que se implica, a nosso juízo, na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como lócus de suas implementações práticas. Para tanto, temos como eixo organizativo deste artigo as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política, escrito em 1983. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário.
Referência(s)