Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identificação dos fatores de melhorias no IDEB pelo uso de mineração de dados: Um estudo de caso em escolas municipais de Teotônio Vilela-Alagoas

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.99469

ISSN

1679-1916

Autores

Glevson da Silva Pinto, Olival De Gusmão Freitas Júnior, Evandro Costa,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

A Mineração de Dados Educacionais vem auxiliando educadores e gestores no apoio a tomada de decisões, permitindo extração de informações relevantes de bases de dados. O objetivo deste artigo é identificar os fatores que afetam o desempenho escolar dos alunos (IDEB) das escolas de ensino fundamental do município de Teotônio Vilela através dos resultados obtidos na Prova Brasil. Neste artigo explorou-se técnicas de seleção de atributos e mineração de dados, identificando quais fatores impactam no IDEB das escolas municipais de Alagoas para posteriores estudos e reflexões na área da educação. Para tanto, utilizou-se dados do SAEB das escolas públicas municipais de Teotônio Vilela, conduzindo um estudo experimental, produzindo relevantes resultados na tarefa de identificação de atributos relevantes para apoiar os gestores educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX