Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso mercantilizado do belo e o sublime: notas sobre Imitação da vida (2013), de Mathias Poledna

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34024/limiar.2019.v6.9993

ISSN

2318-423X

Autores

Eduardo Socha,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O ensaio procura apresentar inicialmente as condições materiais que, segundo a interpretação de Fredric Jameson, propiciaram a transição, a partir do final dos anos 1960, de uma estética do sublime para uma estética funcional do belo como orientação dominante da produção artística. Em seguida, expõe aspectos da analítica kantiana do sublime que vinculam o sublime à concepção do moderno. Por fim, verifica a tensão entre a situação descrita por Jameson e o sublime kantiano a partir de considerações sobre a instalação Imitation of life, de Mathias Poledna, a única obra apresentada no pavilhão austríaco da Bienal de Veneza de 2013.

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