Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pesquisa sobre variabilidade na Educação Estatística

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 28; Linguagem: Português

10.20396/zet.v28i0.8656884

ISSN

2176-1744

Autores

Fernanda Angelo Pereira, Chang Kuo Rodriguês, Fabiano dos Santos Souza,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve por objetivo realizar uma investigação a respeito do raciocínio sobre variabilidade de acordo com a perspectiva da Educação Estatística. Aqui é descrita a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) executada a fim de verificar as pesquisas que apresentam recursos que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos envolvendo o estudo da variabilidade. As fontes de materiais para a busca de trabalhos foram os periódicos nacionais e internacionais na área de Educação e Ensino dos últimos 10 anos (2008-2018), publicadas no Português do Brasil, Português de Portugal, Espanhol e Inglês. Esses periódicos foram avaliados pelo sistema CAPES WebQualis no quadriênio de 2013-2016 como A1, A2, B1, B2, B3. A Revisão Sistemática da Literatura mostrou que há poucas pesquisas que abordam o raciocínio sobre variabilidade na Educação Básica, uma habilidade importante para o desenvolvimento da literacia estatística na formação dos alunos.

Referência(s)