
O destronamento da aura e a mutação da percepção na era da arte pós-aurática em Walter Benjamin
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34024/limiar.2014.v1.9278
ISSN2318-423X
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste artigo visa analisar duas questões conhecidas nos estudos benjaminianos: o declínio da aura na era da arte reprodutível e as mudanças na percepção dos indivíduos em relação à arte pós-aurática. Para dar conta dessas questões, faremos uma incursão na segunda versão do ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” em busca das considerações de Benjamin sobre o cinema, forma de arte desauratizada por excelência, e, ao mesmo tempo, com o propósito de enriquecer a discussão, pretendemos refletir acerca das concepções de Eisenstein sobre o cinema, o qual considera que a função do filme é causar impacto na percepção do espectador. Tanto Eisenstein quanto Benjamin compartilham a mesma ideia sobre o potencial revolucionário do cinema.
Referência(s)